5 de ago de 2013

O que são e quais são os alimentos termogênicos

Muitas são as pessoas que, ao entrarem em dieta ou ritmo de exercícios com a finalidade de emagrecimento, fazem uso de termogênicos (comprados ou formulados para este fim).
O mais interessante é que podemos tirar a propriedade "termogênica" de muitas coisas que ingerimos naturalmente!

Os alimentos termogênicos, requerem maior energia do nosso corpo para que sejam digeridos. Com isto, acabam por aumentar nossa temperatura corporal, nos fazendo queimar mais calorias e consequentemente auxiliando o emagrecimento. Além de estimular a digestão e melhorar a circulação sanguínea.
Se você está fazendo dieta, é interessante consumir alguns alimentos deste tipo ao longo do dia, em suas refeições.
Pra você que além da dieta, também faz exercícios, os alimentos termogênicos serão uma excelente forma de "turbinar" o emagrecimento!

Vamos aos exemplos de alguns deles:
  • Água gelada - Pura e simples, ok? Nosso organismo sente a "necessidade" de elevar a temperatura e gasta energia para isso.
  • Cafeína - Todos os produtos termogênicos que podemos comprar em cápsulas, contém cafeína, que é um poderoso estimulante. Faz com que fiquemos mais alertas para as tarefas diárias e os exercícios. Literalmente, o corpo "trabalha" mais rápido.
  • Vinagre de maçã - Um de seus componentes é capaz de facilitar a digestão e tornar mais rápida a absorção de gorduras, proteínas e açúcares, queimando calorias naturalmente.
  • Chá verde - Rico em substâncias antioxidantes, que auxiliam o anti-envelhecimento e a queima de gorduras. Além de ser diurético, também ajuda a diminuir as taxas de LDL (colesterol ruim). Deve ser tomado alguns minutos antes das refeições.
  • Gengibre e Pimenta vermelha - Se consumidos com frequência (não precisa ser os dois juntos!), conseguem aumentar o metabolismo de forma bem significante. Causando a sensação de ardência e queimação ao colocarmos na boca, fazem com que nosso sistema nervoso queira "apagar o fogo", fazendo o corpo trabalhar, liberando energia.
  • Fibras - São de difícil e lenta digestão. Ideais para quem está em dieta ou quer melhorar o funcionamento do intestino, os alimentos ricos em fibras exigem um esforço muito grande do corpo no processo de digeri-los. Isso faz com que muitas calorias sejam queimadas, por um longo espaço de tempo.
Se você quer ou precisa emagrecer, pode usar os alimentos acima como forte ALIADOS. Lembre-se de que sua alimentação NUNCA deve ser restringida somente a eles!
Além disso, pessoas que sofrem de pressão alta, ansiedade ou insônia, devem ter cuidado redobrado com o consumo de quaisquer alimentos que façam aumentar a atenção, acelerar o metabolismo, etc.

Beijos,
Lu
A imagem utilizada no post, não é de minha autoria e não encontrei qualquer referência sobre os autores.

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. #fail comentei acima com o login do marido rs!!!

    ResponderExcluir
  3. Rs...e eu tinha respondido, Dany!

    Obrigada pelo elogio!...rs

    beijos,

    Lu

    ResponderExcluir
  4. Achei muito bacana seu post ... eu amo água gelada e tenho usado isso a meu favor! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Ruthinha! Eu tbm adoro e passo o dia todo tomando!..rs

      Beijos,
      Lu

      Excluir
  5. Amei o post e o visual do seu site!
    Obrigada, por todas as visitinhas e comentários em meu blog. Irei vir aqui sempre!
    Grande beijo,
    Fique com Deus!
    M-lym

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço!!...Tbm vou passar por lá sempre!

      Brigadão pelo carinho e pelo elogio!...rs

      Beijos,

      Lu

      Excluir