14 de jun de 2013

Dica de beleza - Como cuidar dos cabelos mistos

O mundo seria divino se pudéssemos lavar os cabelo, deixá-los secando ao vento e eles estivessem perfeitos, simplesmente assim, ao longo do dia.
Mas você, pobre mortal como eu, se desespera com os frizz, raiz oleosa e tintura perdendo o tom? Sim...eu sei que sim!

Muitas são as mulheres que nascem com o cabelo misto - raiz oleosa e pontas secas. Porém, conforme mais e mais tratamentos são criados e aplicados, os cabelos mistos têm sido parte da realidade de mais gente.
Todas as químicas que aplicamos no cabelo surtem algum efeito negativo ao longo do tempo. Mas, não podemos viver sem qualquer tratamento, certo?!

Certo! Vamos então aprender a cuidar das tão temidas raiz oleosa e pontas secas:

- Cuidado com a água muito quente: Eu sei que o clima não está digno de banhos gelados. Mesmo assim, evite lavar as madeixas com água muito quente, pois ela faz com que o couro cabeludo produza mais óleo. Além disso, as cutículas dos fios são abertas em temperatura altas. O ideal é que o último enxague do banho, seja com água em menor temperatura possível, para que estas cutículas fiquem "seladas".

- Evite passar demais a escova ou as mãos no cabelo: Para aplicar os produtos, mesmo shampoo e condicionador, faça isso somente com as pontas dos dedos e não as unhas. Se o cabelo estiver embaraçado, passe a escova/pente com cuidado para retirar os nós. 
É daquelas mulheres que não param de mexer no cabelo? Perca já esta mania! Em contato com qualquer coisa, o couro cabeludo produz mais óleo para proteção.

- Escolha os produtos certos: Eu particularmente não sou fã de produtos para cabelos mistos, pois todos que testei não cumpriram bem o que prometiam...
As raízes devem ser lavadas com shampoo para cabelos oleosos ou shampoos neutros. Tem dica aqui.
Elas vão ficar bem ressecadas durante o banho, mas isso e normal.
Para o condicionador, escolha um produto que altamente hidratante, pois você vai aplicá-lo somente nas pontas. Isso mesmo! 
Cuidado ao desembaraçar os cabelos depois de aplicar o condicionador, pois a escova/pente vai levar o produto até a raiz e seu esforço não valerá.

- Proteja os fios das altas temperaturas: Pode parecer bobagem, mas os protetores térmicos fazem milagres quando somos adeptas ao uso de secadores, chapinhas e baby-liss. Procure por um produto em spray, pois eles possuem pouca ou nenhuma quantidade de óleo e não aplique sobre o couro cabeludo.
A mesma dica serve para reduzir os frizz, já que a raiz não será hidratada. Evite os produtos em creme ou mesmo os óleos. 
Lembre-se que, depois de expostos às altas temperaturas, os cabelos devem fechar as cutículas reduzindo os frizz. Para isso, utilize o ar frio do secador.

- Hidratação caseira: Tire da sua cabeça coisas como abacate e maionese, pois são extremamente oleosos. O iogurte é uma excelente opção para quem não quer gastar dinheiro e tempo em salões de beleza. Basta misturá-lo com um pouco de mel e você tem uma poderosa fonte de hidratação, sem sair de casa!

Compartilhei estas dicas que me ajudam diariamente, pois sei o quanto é sofrido lidar com o cabelo misto. Não se esqueçam que a alimentação também interfere no processo. Cuidado com ingestão de gorduras.

Desejo à todas um cabelo de Gisele...rs

Beijos,

Lu

A imagem utilizada no post não é de minha autoria e não encontrei qualquer referência sobre os autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário