11 de mar de 2013

CCA - Comedores Compulsivos Anônimos

Ao fazer minha eterna busca de assuntos relacionados à dieta e emagrecimento, dei de cara com isto (e achei fenomenal!).
Eu sei que o post é grande, mas vale a pena ler.

CCA - Comedores Compulsivos Anônimos

Quem somos
Comedores Compulsivos Anônimos é uma Irmandade de indivíduos que, compartilhando experiências, força e esperança estão se recuperando do comer compulsivo. Em CCA damos as boas-vindas a todos que desejam parar de comer compulsivamente. Não há taxas ou mensalidades para ser membro de CCA; somos auto-sustentados por meio de nossas próprias contribuições, não solicitando nem aceitando doações de fora. CCA não se filia a nenhuma organização pública ou privada, movimento político, ideologia ou doutrina religiosa; não tomamos posição em assuntos externos. Nosso propósito primordial é abster-nos do comer compulsivo e transmitir esta mensagem de recuperação aos que ainda sofrem. 


O que você pode esperar de CCA
Após anos de luta com o peso e obsessão pela comida, você decidiu dar uma chance a CCA. Você pode encontrar uma reunião de CCA perto de você através da Internet ou telefonando para nosso escritório de serviço - JUNCCAB. Telefonando para a pessoa responsável pelo grupo você pode confirmar a hora, o local e o dia da reunião e ter certeza de que as informações não foram mudadas.
Ao chegar à reunião, você encontrará homens e mulheres que sofrem de uma doença comum - o comer compulsivo - e encontraram uma solução comum: Os Doze Passos e as Doze Tradições de Comedores Compulsivos Anônimos. Em qualquer lugar, você verá de três a trinta pessoas na reunião. Em média, uma reunião tem 10 pessoas. Você será calorosamente recebido (a).
A reunião geralmente é iniciada com a Oração da Serenidade, e você poderá ouvir uma leitura chamada "Nosso convite a você", que descreve a doença do comer compulsivo e a solução dos Doze Passos. O formato das reuniões pode variar, mas todos os grupos são unânimes em buscar a recuperação em três níveis - físico, emocional e espiritual - através dos Doze Passos, e o único requisito para ser membro é o desejo de parar de comer compulsivamente.
Você poderá ouvir um orador abrir a reunião e falar por 10 a 15 minutos sobre como era a vida antes de vir para CCA, o que aconteceu e como ele ou ela está agora; ou alguém poderá ler algo da literatura de CCA ou de AA (Alcoólicos Anônimos). Outros membros irão compartilhar sua experiência, força e esperança. Você terá a oportunidade de se apresentar como um recém chegado, se você desejar. Você irá descobrir que não está sozinho e que existe uma saída para o desespero. Sendo o anonimato um princípio crítico no programa de CCA, você está seguro de que aquilo que compartilhar será confidencial. Isto garante a segurança necessária para você compartilhar suas experiências honestamente.
Você poderá reconhecer a sua própria história quando ouvir a partilha dos outros. Escutar irá ajudá-lo a encontrar outros que têm aquilo que você quer, seja perda de peso, clareza, alegria, ou recuperação da obsessão. Você poderá pedir a alguém para ser seu padrinho. Um padrinho irá ajudá-lo a trabalhar os Passos do programa a fim de atingir a recuperação que procura. 
Quando membros compartilham, você poderá ouvi-los falar sobre Deus ou um Poder Superior. CCA não é um programa religioso e não apóia nenhuma ideologia religiosa específica. Trata-se de um programa que pratica princípios espirituais, e os membros abordam esses princípios com um Poder Superior do seu próprio entendimento.
Uma lista pode ser passada para que todos coloquem seus nomes e telefones a fim de que membros possam se ajudar fora das reuniões. Algum membro da reunião que você freqüenta poderá lhe telefonar e responder quaisquer perguntas sobre o programa. Você também terá a oportunidade de anotar os números de telefones de outros membros para pedir ajuda. O telefone é um importante instrumento em CCA para dar e pedir ajuda, e para lembrar que você não está sozinho.
A duração das reuniões varia entre uma e duas horas e geralmente elas incluem um intervalo. Durante o intervalo, sinta-se a vontade para fazer perguntas e para olhar a literatura de CCA, o que ajudará você a entender melhor o programa. Ao pedir ajuda, você está dando um importante passo em direção a recuperação.
Como CCA é auto-sustentável, uma sacola será passada para a coleta de doações.
Você notará que alguns membros trabalham voluntariamente para o andamento da reunião como o secretário do grupo, o tesoureiro e o recepcionista. Membros descobrem que prestar serviço a CCA os mantém sem comer compulsivamente. O serviço é importante na recuperação deles porque os permite dar de volta para a Irmandade que salvou a suas vidas. Oportunidades de serviço existem em vários níveis na Irmandade, desde fazer o café e arrumar as cadeiras em uma reunião até estar na Assembléia. 
A reunião geralmente é encerrada com uma leitura como as promessas de CCA. Se você não se sentir bem na reunião que você assistiu, tente um grupo diferente em local e horário diferentes. É uma boa idéia assistir a pelo menos seis reuniões antes de decidir qual é a melhor para você. 
O que você não irá encontrar em uma reunião de CCA são pesagens, pacotes de refeições, taxas, mensalidades, "deveria", "teria" ou julgamentos.



Você é um comedor compulsivo?
01-Você come quando não está com fome?
02-Você faz "farras alimentares" continuamente, sem razão aparente?
03-Você sente culpa e remorso depois de comer compulsivamente?
04-Você gasta muito tempo comendo, ou pensando em comida?
05-Você espera com prazer e antecipação pelo momento em que pode comer sozinho?
06-Você planeja com antecedência essas comilanças secretas?
07-Você come sensatamente em companhia de outras pessoas, compensando depois, quando estás sozinho?
08-Seu peso está afetando seu modo de viver?
09-Você tentou fazer dieta por uma semana (ou mais), somente para abandoná-la perto de sua meta?
10-Você fica ressentido quando outras pessoas lhe dizem para "usar um pouco de força de vontade" para parar de comer demais?
11-Apesar das evidências em contrário, você continuou a afirmar que poderia fazer dieta "por si mesmo", quando quisesse?
12-Você anseia desesperadamente comer em um determinado momento, dia ou noite, fora das horas das refeições?
13-Você come para fugir de aborrecimentos ou dificuldades?
14-Você já esteve em tratamento por obesidade ou problemas relacionados a alimentação?
15-Seu comportamento alimentar faz você ou outras pessoas infelizes?

Havendo interesse, acesse o site http://www.comedorescompulsivos.com.br. Todas as informações postadas aqui, foram retiradas de lá.

Beijos,

Lu
(Fêmea Alfa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário